X
  • Categoria
  • Marcas
  • Faixas de Preço

324 produtos foram encontrados nesta categoria">
Ordenar por:
324 produtos foram encontrados nesta categoria">

Quer saber mais sobre os equipamentos para laboratórios mais comuns que existem. Acompanhe esse artigo e descubra o que cada um faz.


Os equipamentos para laboratórios podem ser dos mais variados tipos. Desde agitadores até abalanças, eles são a parte fundamental para o funcionamento desse tipo de local de trabalho.Por isso, muito se pesquisa antes de comprar qualquer produto nessa área.
As diferenças entre cada objeto podem tornar esse processo de busca um pouco complicado, mesmo porque cada laboratório exige um conjunto de equipamentos diferentes dependendo da pesquisa. porém muitos dos equipamentos podem ser encontrados em diversos tipos de laboratório como: análises clínicas, de pesquisa e desenvolvimento, laboratórios científicos, educacionais, médico-hospitalar, laboratórios químicos, industriais e tecnológicosEntão, o objetivo desse artigo é mostrar quais são os equipamentos mais comuns.


Confira alguns dos mais comuns equipamentos para laboratórios. Veja para que servem e quais suas respectivas peculiaridades.

Autoclave vertical


Seu papel dentro de um laboratório é esterilizar os materiais utilizados por meio de calor úmido. Esse processo acontece em faixas de pressão e temperatura muito altas.
Ela possui um suporte que permite a vedação hermética com válvulas de comando. Útil em diversas áreas, tendo em vista da sua característica de higienização.

Equipamentos para Laboratórios Contador de células sanguíneas


Muito presente em laboratórios de análises clínicas. Seu papel é calcular a quantidade de células que estão em uma amostra de sangue. Esse processo é bastante simples e pode ser feito tanto manualmente, quanto de forma mais automatizada.

Destiladores de água


Seu trabalho é unicamente destilar a água para que a mesma fique apta para ser usada em procedimentos e análises laboratoriais. Isso, no entanto, é fundamental, tendo em vista que assim ela serve como solvente e reagente.
Suas aplicações vão além disso, também sendo usadas para esterilização com autoclaves. Existem algumas variações de modelos no mercado, mas sua atividade permanece a mesma.

Equipamentos para Laboratórios Balança de alta precisão


Um dos equipamentos para laboratórios mais fundamentais. É utilizada para medições de amostras que requerem uma confiabilidade muito grande. Ela consegue resultados precisos, tendo em vista sua alta sensibilidade.
Fatores externos como vento e vibrações podem afetar o processo de análise, alterando as medidas. Por isso requer que ela esteja em um local aonde essas questões sejam evitadas ao máximo.

Balança analítica


Ela exige que seu operador seja muito bem treinado e experiente. Também, como o equipamento acima, ela apresenta uma grande precisão. Seu uso costuma ser mais restrito.
Utilizada principalmente nos laboratórios que química, para determinação de valores de massa. Ainda, é capaz de calcular a quantidade absoluta ou relativa dos componentes da amostra analisada. O ambiente na qual ela fica também deve ser controlado.

Equipamentos para Laboratórios Cabine de PCR


Ela é usada para a execução de reações em cadeia da polimerase, PCR. O objetivo desse equipamento é descartar qualquer tipo de riscos que o ambiente possa causar na manipulação e realização de ensaios.
Muito presente em laboratórios farmacêuticos. Também é conhecida como uma espécie de capela de fluxo laminar, tendo em vista a semelhança entre elas.

Banho maria


Sua função é a de aquecer amostras. Esse é um dos tipos de equipamentos para laboratórios que fazem isso com lentidão e uniformidade. Essa característica é necessária para não afetar a integridade do que será posteriormente analisado.
É possível controlar a temperatura, a depender do objetivo e da quantidade de tempo que a substância permanecerá nele. O painel que fica geralmente em baixo é o responsável por esse controle, e pode ser analógico ou digital.

Capelas de fluxo laminar


Equipamento responsável pela criação de um ambiente esterilizado para se trabalhar. Assim, é possível manipular inúmeros materiais biológicos, ao mesmo tempo que a segurança do profissional é garantida.
Essa última parte também acontece devido ao fato de ela permitir que todo o ar existente ali seja recirculado, sem qualquer exceção.

Equipamentos para Laboratórios Destilador de nitrogênio


Utilizado para determinar a quantidade de proteínas que estão presentes em uma amostra. Serve na análise de solos, fertilizantes, água residuais, entre outros. Esse equipamento é configurado para reproduzir a precisão existente no método de Kjeldahl.

Equipamentos para Laboratórios Espectrofotômetro


Usado para controle de qualidade através das propriedades da luz. Assim, ele calcula quanto da mesma é absorvida por cada amostra testada. Também, funciona em uma diversidade muito grande de amostras.

Capela de exaustão


É classificado como um equipamento obrigatório de proteção coletiva (EPC). Útil na manipulação de substâncias e gases tóxicos que podem causar danos à saúde da equipe responsável. Para isso, ela absorve os mesmos.
Também, a capela de exaustão serve como uma espécie de barreira para que o que está sendo manipulado não entre em contato com o ambiente exterior. Pode ser pequena, grande e do tipo em pó. Esse último é empregado em balanças.

Consistômetro


Verifica com precisão a consistência, viscosidade e as taxas de fluxo de vários fluidos possíveis. Geralmente é um dos equipamentos para laboratórios comuns em atividades voltadas para o setor industrial.
A consistência de uma amostra é determinada através do cálculo da distância que ela consegue fluir sob seu peso. Isso, em um intervalo de tempo definido. Muito útil para o sistema de padronização de produções.

Equipamentos para Laboratórios Centrífuga


Sua principal função é usar a força centrífuga, de modo que as partículas coloidais sejam devidamente separadas. Também, funciona em substância com densidades distintas.
Também, a depender de suas especificações pode servir para procedimentos de microfiltração, remoção de umidade ou de estudos gravitacionais.

Bomba a Vácuo


Este equipamento é utilizado para remover o ar ou quaisquer partículas de gás de um determinado recipiente criando assim o vácuo no local. O aparelho geralmente é utilizado juntamente com o dessecador a vácuo ou funil de buchner para em filtrações .

Microscópio óptico


Com função de ampliar imagens, muitos desses equipamentos conseguem fazer isso pelo menos 2000 vezes a mais que um olho humano. Além disso, através das lentes (ocular e objetiva), ele pode determinar fatores como resolução.
Diversas técnicas podem ser aplicadas a depender do tipo de microscópio. Algumas delas são: campo claro e escuro, contraste de fases, polarização, fluorescência e contraste interferencial.

Equipamentos para Laboratórios Agitador Magnético


O agitador magnética também é um dos equipamentos para laboratórios. Ele é usado, em resumo para homogeneizar soluções por um período longo. Levando o processo de horas, acontecer em minutos. Este produto pode ser adquirido com aquecimento ou sem aquecimento.

Forno mufla


O forno mufla é uma máquina usada em laboratório para fazer a calcinação de substâncias. Ou seja, fazer um tratamento térmico em qualquer substância. As máquinas mais comuns variam a temperatura de 200ºC a 1400ºC. O forno mufla trata-se estruturalmente de uma câmera metálica, revestida de material refratário.

Equipamentos para Laboratórios Bureta digital


Um dos equipamentos para laboratórios mais usados para efetuar medições precisas nos estudos de volumes. Além disso, são capazes de acrescentar sistematicamente, volumes bem pequenos de solução.

Estufa de esterilização


Eficiente no controle de contaminação por bactérias e fungos. O ideal é que essas partículas sejam completamente eliminadas e as amostras guardadas fiquem em segurança.
Ela é uma grande câmara com circulação de ar. Também, ela tem um controle de temperatura muito específico. Caso não seja respeitado, os materiais ali dentro podem ser seriamente danificados.

Equipamentos para Laboratórios Phmetro ou Medidor de Ph


Tem a função de aferir o pH (potencial hidrogênico) de amostras. Comum em quase todos os laboratórios, principalmente dos de química analítica. É composto por um sensor que, ao entrar em contato com a substância, determina o seu pH. Os modelos mais comuns são o Phmetro de Bancada ou Phmetro de Bolso .

Refratômetro


Característico na medição de índice de refração. Isso é feito através da velocidade da luz. Muito eficiente em laboratórios que atuam no setor alimentício, tendo em vista que consegue realizar análises em frutas, azeites, cervejas, entre outros.

Container de nitrogênio líquido


Sua principal função é manter as amostras na temperatura abaixo do ponto de congelamento de água. Suas aplicações são úteis em diversas áreas, indo desde análise de células à indústria de alimentos.
Pronto, agora você está por dentro dos equipamentos para laboratórios mais comuns. Claro que existem outros igualmente importantes e que não devem ser deixados de lado. Tudo depende do tipo de aplicação que é buscada.


Utilize nossa loja virtual e toda nossa equipe de vendas para fazer a compra dos equipamentos para o seu laboratório.
Estaremos aguardando !