X
  • Categoria
  • Marcas
  • Faixas de Preço

38 produtos foram encontrados nesta categoria">
Ordenar por:
38 produtos foram encontrados nesta categoria">
Você sabe o que é uma balança de laboratório? Antes de comprar e pesquisar o preço, vamos endender mais sobre o equipamento.

Estes tipos de balanças são utilitários específicos de medições precisas. Portanto, quando é necessário pesar uma massa de um corpo, seja em laboratório ou indústria, elas são utilizadas. Sendo assim, sempre que for preciso analisar, formular e fazer experimentos em geral que requerem mais precisão, é importante usar esse equipamento.

Atualmente, há inúmeros tipos de balanças no mercado, desenvolvidas de acordo com as leis metrológicas e de qualidade que são controladas pelo INMETRO. Afinal, para cada tipo de precisão, existe um equipamento.
Sendo assim, os critérios de uma balança de laboratório devem ser levados em consideração na hora de comprar uma. Portanto, continue acompanhando o post para entender mais sobre esse tipo de equipamento. Boa leitura!

Confira alguns conceitos básicos da balança de laboratório.


Antes de falar sobre os tipos de balanças de laboratório existentes é importante que você entenda alguns conceitos. Como, por exemplo, saber a diferença entre massa e peso.

Massa


Essa é a unidade constante da quantidade de matéria que qualquer objeto tem. Portanto, esse valor permanece sempre o mesmo, não importando onde a medição do corpo é feito. É necessário ressaltar que as unidades mais usadas para pesar a massa são o quilograma e o grama.

Peso


O peso é a força que qualquer tipo de massa se atrai para o centro da gravidade. Entretanto, ao contrário da massa, o peso é variável de acordo com a posição de sua superfície e a distancia entre o planeta. Portanto, a medição é influenciada por fatores como, por exemplo, velocidade, empuxo, eletricidade estática, magnetismo e temperatura.
É necessário ressaltar que a massa e o peso são duas grandezas bem diferentes. Porém, o processo de determinação de peso e massa é chamado de pesagem.

Tipos de balança de laboratório


Como dissemos, a balança de laboratório são definidas por seus altos níveis de exatidão e precisão em vários testes analíticos. Além disso, é importante para fazer as análises quantitativas. Contudo, isso usa diversas aplicações, e esse equipamento é dividido em cinco subcategorias. São elas:

-Balanças analíticas (0,0001g);
-Balanças de precisão (>=0,001g);
-Micro balanças (0,00001g);
-Balanças ultra micro (0,0000001 g);
-Balanças semimicro (0,00001 g).

Qual é a diferença entre balança analítica e balança de precisão?


A balança de laboratório pode ter duas denominações, sendo as balanças de precisão e analíticas. Elas são tipos específicos de balanças que medem massas muito menores que a balança média.

No entanto, a balança analítica é mais precisa, pois possui uma legibilidade mais alta, medindo o mais próximo de 0,0001g. Entretanto, as balanças analíticas geralmente incluem câmaras de pesagem à prova de correntes de ar para medição precisa da massa e são frequentemente usadas ao lado de mesas antivibração para aumentar a precisão.

Uma balança de precisão, por outro lado, normalmente mede para o 0,1-0,001g mais próximo, mas tem capacidade mais alta. Pode medir capacidades de centenas de gramas a quilogramas.

Balança Analítica


A balança analítica é um modelo que possui como característica principal o fornecimento de uma pesagem exata e específica em relação ao peso de um objeto ou de um determinado componente. Portanto, é projetada para medir pequenas massas com grande precisão.

Elas são altamente sensíveis, capazes de medir quatro casas decimais à direita do ponto decimal (0,0001g) e podem também medir amostras de até 320g.

Em função de sua grande sensibilidade, a balança analítica deve ser usada sempre em local fechado e totalmente neutro. Afinal, as variações de temperatura, umidade, correntes de ar e vibração podem alterar significativamente os resultados de sua leitura.

A sua principal característica é uma espécie de capela/porta de vidro que evita a turbulência do ar e garantindo os resultados mais rápidos e precisos.

Esse tipo de balança de laboratório é muito usado em diversos segmentos do mercado. Sendo assim, farmácias de manipulação, indústrias químicas, laboratórios, indústrias farmacêuticas, empresas de pesquisas e outros precisam desse equipamento.

Balança de Precisão


As balanças de precisão são conhecidas também como balanças de carga superior. Afinal, são capazes de medir até 5kg. Elas são consideradas semi-analíticas, uma vez que são um pouco menos precisas que a balança analítica padrão, que possui uma legibilidade de até três casas decimais à direita do ponto decimal (0,001gr).

Esse equipamento é usado para a medição de amostras pequenas, pois fornecem uma maneira exata, rápida e simples de determinar o peso de itens como material particulado. Porém, caso contrário, o valor pode não ser tão preciso.

Por serem menos sensíveis às flutuações de temperatura e correntes de ar, as balanças de precisão não necessitam de salas controladas. Alguns modelos são equipadas com mecanismo UniBloc, diferencial da marca Shimadzu, que tem como característica principal resposta rápida, estabilidade às mudanças de temperatura e alta durabilidade.

A balança de precisão é usada por laboratórios de pesquisa e controle de qualidade das indústrias farmacêutica, química, alimentar e têxtil, até instituições de ensino.

As aplicações de uma balança de precisão em laboratório incluem: pesagem simples, pesagem dinâmica, preparação de amostras, controle estatístico de qualidade, formulação e pesagem por intervalos. Altamente precisa e confiável, uma balança de precisão é a opção ideal para qualquer tarefa de pesagem diária no laboratório.

O que são balanças industriais?


Outro tipo de balança de laboratório é a industrial. Uma balança industrial é um instrumento imprescindível dentro das indústrias, realizando pesagens com praticidade e eficiência.

Portanto, dessa forma, o controle das cargas que são enviadas aos clientes e recebidas de outras indústrias será mais preciso, evitando possíveis perdas e prejuízos. Muitas vantagens serão obtidas por meio do uso de uma balança industrial, elevando a qualidade dos serviços da empresa e tornando-os mais confiáveis.

Conheça as vantagens de usar uma balança industrial


Uma balança industrial possui vários benefícios! Entre eles estão:

-Alta resistência estrutural, sendo efetivamente fabricada para atender a todas as necessidades de indústrias, ainda que sejam operações pesadas e severas; I
-Informar com precisão do peso das cargas em um módulo indicador digital;
-Uma balança industrial possui um sistema que imprime todas as informações obtidas da carga em uma etiqueta, tornando muito mais fácil o gerenciamento das cargas.

Independentemente do tamanho e a capacidade que uma indústria possui, ela precisa em uma balança, podendo ser fabricada sob medida, para atender perfeitamente às necessidades dessa instituição. Além disso, por maior que seja a qualidade da balança industrial, é importante que o fabricante ofereça garantia, para que o cliente não tenha nenhum tipo de prejuízo em caso de defeitos e problemas que sejam cobertos por ela.

O tempo de garantia oferecido por bons fabricantes de balança industrial, normalmente, é muito grande, deixando seus proprietários totalmente despreocupados.

Existem outras vantagens que uma empresa aproveitará ao adquirir uma boa balança industrial, como, por exemplo, maior produtividade e agilidade, e consequente redução nos prazos de entrega de seus produtos.

Por que calibrar uma balança de laboratório?


A calibração da balança de laboratório é fundamental para se obter resultados de pesagem mais precisos. Ignorar esta importante atividade de manutenção transforma a medição em suposições. Portanto, a pesagem com uma balança não calibrada é negligência.

Isso porque precisão das balanças torna-se menos confiável com o passar do tempo. Afinal, é o resultado do desgaste normal causado pelo uso regular e por fatores externos, como choques mecânicos ou ambientes perigosos. Isso pode levar a uma degradação ou deterioração relativamente rápida depois de um tempo prolongado.

A calibração da balança de laboratório deve ser planejada periodicamente combinada com frequentes testes de rotina aumenta muito a durabilidade de sua balança e a precisão da pesagem.

Sendo assim, em termos simples, a calibração é uma comparação quantitativa. Para verificar a leitura de uma balança, é colocado um peso de referência no prato. O erro é definido como a diferença entre o valor medido (a leitura) e o valor real (o peso de referência). 

Quer comprar balanças para laboratório ?Não deixe de entrar em contato com nossa equipe de vendas ou então fazer a compra diretamente em neste site .