• Escolha a Embalagem
  • Categoria
  • Marcas
  • Faixas de Preço

Meios de Cultura

Saiba Mais Sobre os Meios de Cultura.


O Meio de crescimento, também denominado Meios de Cultura, é uma solução livre de todos os microrganismos através da esterilização (geralmente em autoclave, onde sofre aquecimento sob pressão por um tempo específico) e contendo as substâncias necessárias para o crescimento de microrganismos, como bactérias, protozoários, algas e fungos.
O meio de cultura pode ser solidificado pela adição de ágar. Alguns meios consistem em ingredientes complexos, como extratos de tecido vegetal ou animal (por exemplo, peptona, extrato de carne, extrato de levedura); outros contêm quantidades exatas de sais inorgânicos conhecidos e um ou mais compostos orgânicos (meios sintéticos ou quimicamente definidos).

Vários tipos de células vivas, ou culturas de tecidos, também podem ser utilizados ??como meio. Muitos meios de cultura para fins especiais são usados ??em microbiologia. Estes incluem meios enriquecidos, que contêm nutrientes além dos encontrados nos meios de crescimento normal, e meios seletivos, que contêm substâncias que impedem o crescimento de certos organismos, mantendo apenas os desejados.

Vamos Discutir Sobre a Consistência Dos Meios de Cultura.


-Meios de cultura sólido.


Meios sólidos são utilizados para o isolamento de bactérias como cultura pura. O 'Agar' é mais utilizado para preparar o meio sólido.

O Ágar é um polissacarídeo, que é o extrato obtido a partir de algas marinhas, este é um agente de solidificação ideal pois é bacteriologicamente inerte, ou seja, sem influência no crescimento bacteriano. Outras características do agar é que este tipo de substância permanece solido a 37ºC e é transparente.


-Meios de cultura líquido.


É utilizado para crescimento abundante, por exemplo. hemocultura em meio líquido.
Uma vez misturados os organismos não podem ser separados.

Quais São os Tipos de Meios de Cultura Utilizados na Rotina Laboratorial?

Podemos classificar estes meios em seis tipos: Basal mídia, meio de enriquecimento, meio seletivo, meio indicador, meio de transporte, e meio de armazenamento. Abaixo veremos um pouco mais sobre cada tipo.


1. Meios de Cultura Basais são aqueles que podem ser usado para o crescimento (cultura) de bactérias que não é necessário o enriquecimento do meio. Exemplos: Caldo nutritivo, ágar nutriente e água peptonada.  Staphylococcus e Enterobacteriaceae crescem com este tipo de meio de cultura.

2. Meios de Cultura Enriquecidos. A mídia é enriquecida geralmente adicionando sangue, soro ou ovo.
Exemplos: ágar sangue e meio Lowenstein-Jensen. Estreptococos crescem em meio de ágar sangue.

3. Meios de Cultura Seletivos. Este tipo de meio favorece o crescimento de uma bactéria particular, inibindo o crescimento de bactérias indesejáveis ??e permitindo o crescimento de bactérias desejáveis. Exemplos: MacConkey ágar, meio Lowenstein-Jensen, meio telurito (Telurita inibe o crescimento da maior parte de organismos, exceto bacilos da difteria). Antibiótico pode ser adicionado a um meio para inibição.

4. Meios de Cultura Indicadores (DIFERENCIAL). O indicador está incluído no meio. Um particular organismo causa mudança no indicador, por ex. sangue, vermelho neutro, telurito. Exemplos: ágar sangue e o ágar MacConkey são meios indicadores.

5. Meios de Transporte: Este tipo de meio tipos de meios são utilizados em situações que não é possível realizar a cultura logo no momento de coleta. Para isso, utiliza-se o meio de cultura de transporte, que permite a manutenção de boas condições para sobrevivência do organismo até que esse possa ser cultivado em seu meio de rotina. Exemplos: meio Cary-Blair, Amies meio, meio Stuart.

6. Meios de Cultura Para Armazenamento. Utilizado para armazenamento da bactéria por um longo período. Exemplos: Meio salino de ovo, caldo de carne cozido.

Quais São os Meios de Cultura Mais Utilizados Nos Laboratórios?


Nutrient Broth. 500 g de carne, por ex. o coração de boi é picado e misturado com 1 litro de água. 10 g peptona e 5 g de cloreto de sódio são adicionados, pH é ajustado para 7,3. Usos:  Como meio basal para a preparação de outros meios, Para estudar produtos solúveis de bactérias.

Nutrient Agar. É um meio de cultura  sólido a 37 ° C. 2,5% ágar é adicionado em caldo nutriente. É aquecido a 100 ° C depois o ágar é derretido e depois resfriado.

Água peptonada. Peptona 1% e sódio cloreto 0,5%. É usado como base para meios de açúcar e para testar a formação de indol.

Agar de sangue. 5- 10% de sangue desfibrinado de ovelha ou cavalo é adicionado para ágar fundido a 45-50 ° C. O sangue atua como um material de enriquecimento e também como indicador.

Agar Chocolate ou Agar Sangue Aquecido: É um meio de cultura preparado por aquecimento de ágar sangue. É usado para cultura de pneumococo, gonococo, meningococo e Haemophilus. Aquecendo o sangue inativa o inibidor de crescimentos.

MacConkey Agar. Mais comumente utilizado para enterobac-teriaceae. Ele contém ágar, peptona, cloreto de sódio, sal biliar, lactose e neutro vermelho. É um meio seletivo e indicador:

1- Seletivo, pois o sal biliar não inibe o crescimento de enterobactericeae, mas inibe o crescimento de muitas outras bactérias.

2- Meio indicador como as colônias de bactérias que fermentar a lactose toma uma cor rosa devido a produção de ácido. O ácido muda o indicador vermelho neutro a rosa. Essas bactérias são chamadas 'fermentador de lactose', e. Escherichia coll. Colônia incolor indica que a lactose não é fermentada, isto é, a bactéria não é lactose fermentador, por ex. Salmonella. Shigella, Vibrio.


Mueller Hinton Agar. Sensibilidade de difusão do disco testes para drogas antimicrobianas devem ser realizados neste meio de acordo com a recomendação da OMS para promover reprodutibilidade e comparabilidade de resultados.

Hiss's Serum Water Medium. Este meio de cultura é usado para estudar as reações de fermentação de
bactérias que não podem crescer em água peptonada meio de açúcar, por exemplo pneumococo, Neisseria, Corynebacterium.

Lowenstein-Jensen Medium. É usado para cultura de bacilos da tuberculose. Contém ovo, malaquita verde e glicerol.
1- Ovo é um enriquecimento material que estimula o crescimento do tubérculo
bacilos,
2- verde malaquita inibe o crescimento de organismos diferentes de micobactérias, (3) Glicerol promove o crescimento de Mycobacterium tuberculose, mas não Mycobacterium bovis.

Dubos Medium. Este meio de cultura líquido é utilizado para bacilos da tuberculose. Neste meio, a sensibilidade ao medicamento de bacilos da tuberculose pode ser averiguado. Contém 'tween 80', albumina de soro bovino, caseína hidrolisado, asparagina e sais. Tween 80 que causa crescimento disperso e albumina bovina causa um crescimento ágil.

Loeffler Serum. O soro é usado para enriquecimento. Bacilos da difteria crescem neste meio em 6 horas quando as bactérias secundárias não crescem. Isto é usado para diagnóstico rápido de difteria e para demonstrar grânulos de volutina. Ele contém ovelhas, soro de boi ou cavalo.

Agar Sangue Telurito. Este meio de cultura é utilizado como um seletivo meio para isolamento de Cotynebacterium difteria. A telurita inibe o crescimento da maioria das bactérias secundárias sem efeito inibitório sobre bacilos da difteria. É também um meio indicador já que os bacilos da difteria produzem colônias pretas.

Agar EMB (Eosina-azul de metileno). Um seletivo e meio diferencial para bastonetes Gram negativos entéricos. Colônias de fermentação de lactose são colônias coloridas e não fermentadoras de lactose são não pigmentadas.

XLD (Xilose Lisina Desoxicoiato). É utilizado para isolar espécies de Salmonella e Shigella de espécimes de fezes.

Agar SS (Salmonella-Shigella). É um seletivo meio usado para isolar Salmonella e Shigella espécies. SS Agar com sal biliar adicional é usado se houver suspeita de Yersinia enterocolitica.

DCA (Ágar Citrato Desoxicolato). É utilizado para isolamento de Salmonella e Shigella. Outras bactérias entéricas são principalmente inibidas (a meio seletivo). Também é um diferencial (indicador) meio devido à presença de lactose e vermelho neutro.

Caldo de tetrationato. Este meio de cultura  é usado para isolar Salmonella das fezes. Atua como um meio seletivo. Inibe o intestino normal bactérias e permite a multiplicação de Salmonella.

Caldo Selenite F. Usos e funções são os mesmos como o do caldo tetrationato.

Tiossulfato-Citrato-Bile-Sacarose (TCBS) Agar. O ágar TCBS é um meio seletivo usado para isolar Vibrio cholerae e outras espécies de Vibrio de fezes.

Agar de levedura de carvão vegetal. Este meio de cultura é utilizado para Legionella pneumophila. Aumento da concentração de ferro e a cisteína permite o crescimento.

Meio Ágar Telurite-Gelatina (TGAM). Pode ser usado como transporte, seletivo e indicador
Médio.

Campylobacter Medium. Este meio de cultura seletivo é usado para isolar Campylobacter jejuni e Campylobacter coli das fezes.

Meio Cary-Blair. É usado como meio de transporte meio para fezes que podem conter Salmonella, Espécies Shigella, Vibrio ou Cam-pylobacter.

O meio Amies é utilizado para gonococos e outrospatógenos.

Meio de motilidade indol ureia (MIU). É utilizado para diferenciar as espécies de enterobactérias por sua motilidade, urease e reações de indol.

KIA (Kligler Iron Agar). É um diferencial meio de inclinação utilizado na identificação de entéricos bactérias. As reações são baseadas na fermentação de lactose e glicose e na produção de sulfeto de hidrogênio.

Meio de uréia de Christensen, este meio de cultura é utilizado para identificar organismos separadores de ureia, e. Proteus. A cor rosa púrpura indica divisão da ureia.

Meio Bordet-Gengou. Este meio de cultura é usado para cultura de Bordetella pertussis. Aumentado concentração de sangue permite o crescimento. Contém ágar, batata, cloreto de sódio, glicerol, peptona e 50% de sangue de cavalo. A penicilina pode ser adicionada no processo.

Onde Posso Encontrar Meios de Cultura Para Laboratório?


A Prolab é uma empresa com 40 anos de experiência na comercialização de meios de cultura. Possuímos mais de 200 tipos de meios diferentes para auxiliar na pesquisa com ótimos preços e disponibilidade rápida. Não deixe de entrar em contato conosco.
Foram encontrados 95 produtos nesta categoria
Ordenar por:
Agar Bacillus Cereus

Agar Bacillus Cereus

R$ 588,20 à vista
5 x de R$117,64
5 x de R$ 117,64 sem juros no Cartão
1 x de R$ 558,79 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Bacteriológico

Agar Bacteriológico

R$ 564,98 à vista
5 x de R$113,00
5 x de R$ 113,00 sem juros no Cartão
1 x de R$ 536,73 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Baird Parker

Agar Baird Parker

R$ 521,70 à vista
5 x de R$104,34
5 x de R$ 104,34 sem juros no Cartão
1 x de R$ 495,62 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Base Azida Sangue

Agar Base Azida Sangue

R$ 664,58 à vista
6 x de R$110,76
6 x de R$ 110,76 sem juros no Cartão
1 x de R$ 631,35 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Base M-fc

Agar Base M-fc

R$ 592,62 à vista
5 x de R$118,52
5 x de R$ 118,52 sem juros no Cartão
1 x de R$ 562,99 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Base Xlt 4

Agar Base Xlt 4

R$ 610,64 à vista
6 x de R$101,77
6 x de R$ 101,77 sem juros no Cartão
1 x de R$ 580,11 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Batata Dextrose – Potato Dextrose Agar

Agar Batata Dextrose – Potato Dextrose Agar

R$ 350,51 à vista
3 x de R$116,84
3 x de R$ 116,84 sem juros no Cartão
1 x de R$ 332,98 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Bile Esculina

Agar Bile Esculina

R$ 1.237,25 à vista
6 x de R$206,21
6 x de R$ 206,21 sem juros no Cartão
1 x de R$ 1.175,39 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Bile Vermelho Violeta Glicose

Agar Bile Vermelho Violeta Glicose

R$ 660,07 à vista
6 x de R$110,01
6 x de R$ 110,01 sem juros no Cartão
1 x de R$ 627,07 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Bile Vermelho Violeta Lactose

Agar Bile Vermelho Violeta Lactose

R$ 475,91 à vista
4 x de R$118,98
4 x de R$ 118,98 sem juros no Cartão
1 x de R$ 452,11 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Cérebro Coração - Brain Heart Infusion

Agar Cérebro Coração - Brain Heart Infusion

R$ 424,00 à vista
4 x de R$106,00
4 x de R$ 106,00 sem juros no Cartão
1 x de R$ 402,80 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Cetrimide

Agar Cetrimide

R$ 480,05 à vista
4 x de R$120,01
4 x de R$ 120,01 sem juros no Cartão
1 x de R$ 456,05 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Citrato Simmons

Agar Citrato Simmons

R$ 459,82 à vista
4 x de R$114,96
4 x de R$ 114,96 sem juros no Cartão
1 x de R$ 436,83 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Cled

Agar Cled

R$ 412,82 à vista
4 x de R$103,20
4 x de R$ 103,20 sem juros no Cartão
1 x de R$ 392,18 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Clostridium Perfringens

Agar Clostridium Perfringens

R$ 672,22 à vista
6 x de R$112,04
6 x de R$ 112,04 sem juros no Cartão
1 x de R$ 638,61 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Dicloran Rosa Bengala Cloranfenicol Base (DRBC)

Agar Dicloran Rosa Bengala Cloranfenicol Base (DRBC)

R$ 756,33 à vista
6 x de R$126,06
6 x de R$ 126,06 sem juros no Cartão
1 x de R$ 718,51 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Extrato Glicose Triptona

Agar Extrato Glicose Triptona

R$ 612,04 à vista
6 x de R$102,01
6 x de R$ 102,01 sem juros no Cartão
1 x de R$ 581,44 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Fenilalanina

Agar Fenilalanina

R$ 756,33 à vista
6 x de R$126,06
6 x de R$ 126,06 sem juros no Cartão
1 x de R$ 718,51 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Hektoen Entérico

Agar Hektoen Entérico

R$ 706,64 à vista
6 x de R$117,77
6 x de R$ 117,77 sem juros no Cartão
1 x de R$ 671,31 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Kliger Ferro

Agar Kliger Ferro

R$ 537,98 à vista
5 x de R$107,60
5 x de R$ 107,60 sem juros no Cartão
1 x de R$ 511,08 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Lisina Ferro

Agar Lisina Ferro

R$ 530,54 à vista
5 x de R$106,11
5 x de R$ 106,11 sem juros no Cartão
1 x de R$ 504,01 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar M-Enterococcus Base

Agar M-Enterococcus Base

R$ 676,26 à vista
6 x de R$112,71
6 x de R$ 112,71 sem juros no Cartão
1 x de R$ 642,45 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Macconkey

Agar Macconkey

R$ 370,93 à vista
3 x de R$123,64
3 x de R$ 123,64 sem juros no Cartão
1 x de R$ 352,38 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Agar Mrs Lactobacillus

Agar Mrs Lactobacillus

R$ 542,53 à vista
5 x de R$108,51
5 x de R$ 108,51 sem juros no Cartão
1 x de R$ 515,40 sem juros (Desconto de 5%) no Boleto
Ordenar por:
Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades e promoções!